Hoje a dica de leitura é o livro Exploradores do frio (Esploratori del freddo), de Adriano Silva Bonato. Trata-se duma série de crônicas, talvez um romance, sobre uma região italiana, no Vêneto, que foi colonizada por brasileiros, argentinos e uruguaios.
A obra tem como pano de fundo a pujança do território, os hábitos dos moradores e as dificuldades que a migração trouxe, como se adaptar ao clima e à culinária. Tem mais de um episódio narrando as peripécias das famílias que encararam a missão de plantar café e cana-de-açúcar na Europa.
Os personagens vivem também conflitos morais, do tipo “como frequentar a igreja mesmo sendo um adúltero”, “como lidar com os funcionários sem ser acusado de explorador”.
A seriedade da cultura local é contrastada pelas tentativas irônicas do autor, que força um pouco os limites da ficção. A linguagem utilizada no texto sofre muita influência do italiano corrente, embora o livro seja escrito no dialeto brasiliano, que nasceu da fusão entre o português brasileiro e a língua local. Estamos esperando uma tradução. Parece que vai sair uma em espanhol, neste ano.
Obrigado pelo espaço. Bom domingo.