Como sair de um carro que caiu da ponte

Quando seu carro cair de uma ponte, no intervalo entre a percepção de que o automóvel está de fato se dirigindo para a água e, por fim, a queda nela, procure abrir os vidros das janelas, a fim de facilitar a fuga uma vez submersos o carro e os eventuais passageiros. 

Em não sendo possível abrir os vidros, abra as portas, pois dentro d’água a pressão dela o impedirá de fazê-lo. Entretanto, jamais salte do carro antes de ele alcançar a água, porque você correrá o risco de recebê-lo na cabeça na metade do caminho.

Caso, por estar ocupado demais se desesperando, você não seja capaz de abrir as janelas nem as portas, procure romper um dos vidros enquanto tem fôlego. Sugerimos realizar essa ação por intermédio dos pés, devidamente calçados com botas de soldador, e estando as pernas revestidas com perneiras para evitar inconvenientes rompimentos venais.

A melhor postura para romper os vidros com os pés é de lado, deitado sobre os bancos, mas não tão deitado a ponto de não se poder exercer a força necessária que desafie a pressão da água. Caso a tentativa de romper os vidros resulte nula, lembre-se de ter colocado no veículo algum instrumento útil como um martelo de escalador, uma marreta de pedreiro ou uma ferramenta multiuso como o pé de cabra.

Mantenha este manual em local de fácil acesso, caso seja necessário consultá-lo antes de cair da ponte, durante a queda ou mesmo segundos antes de a água romper os vidros e impedir a leitura que lhe salvaria a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *